Senac

Minas Gerais | Faculdade

Aumentar fonte de letra
Diminuir fonte de letra
Imprimir
AGENDA
NOTÍCIAS


Voltar

Viagem pelos sabores do Brasil

Foto: Thaís Da Dalt
Alunos do primeiro período levaram parte do Brasil para a cozinha

Moqueca de banana da terra foi um dos pratos que os alunos prepararam

Alunos levam Minas, Bahia e Rio Grande do Sul à Feira Gastronômica

Como traduzir Minas, Bahia e Rio Grande do Sul por meio de temperos? Alunos do 1º período da graduação tecnológica em Gastronomia desvendaram esse desafio durante a Feira Gastronômica, em Barbacena. O resultado foi o preparo de pão de queijo recheado com pernil e creme de queijo, arroz de carreteiro e moqueca de banana da terra.

Os pratos foram servidos durante o evento, realizado no campus Barbacena da Faculdade Senac e aberto a alunos e funcionários mediante doação de alimentos não-perecíveis para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barbacena. “Foi um grande aprendizado. Tivemos a oportunidade de conhecer melhor a culinária de três estados e colocamos a “mão na massa” fazendo pão de queijo, da massa aos recheios”, conta a aluna Nathália Amaral.

Antes das atividades na cozinha, os alunos receberam informações sobre a origem dos pratos como parte das disciplinas História e Cultura da Alimentação e Comunicação aplicada à gastronomia. Já o evento foi uma parceria com a coordenação de extensão. “Abordamos a herança europeia, indígena e negra na culinária. Essa é uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem mais sobre as peculiaridades dos estados no que tange a cultura, os ingredientes regionais, a forma de preparo e a apresentação dos pratos”, explica Leila Cobucci, professora de História da Gastronomia.